Pages

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Didática e Mediação Pedagógica

Lúdico na relação do ensino-aprendizagem.

  1. E a hora do ''Conto'' mereceu nossa atenção por encontrar e cativar o educando ate os dias de hoje em suas histórias fantásticas que de uma forma indireta, as ensinam a aceitarem o medo, a perda, a conhecer o amor, ovalor de uma amizade... sem falar é claro das bruxas, fadas, lobos maus, principes encantados, princesas e tantos outros personagens que aparecem, geralmente para o ferecer alguma mensagens.
Os contos de fadas apresentam sempre um mundo de fantasia, ás vezes distantes da reli dade das crinças , outros bem proximo, mas que alimentam seus sonhos e por isso fazem tanto sucesso.

A crinça fica tão envolvida com a história que nos pede para repetila uma duas , três vezes , quantas ela achar necessária.
E é através dessas histórias que elas vão trabalhando suas cabeçinhas e de seus coraçõezinhos certos conflitos , buscam solução , procuram resposta para aquilo que não está bem. A criança se envolve tanto com os contos de fadas que muitas vezes começa a viver como os personagens.
Quem nunca sonhou em virar uma cinderela, ter uma carruagem e um lindo vestidoe encontrar um principe ? todo esse processo faz parte a CONTAÇÃO DE HISTÒRIA.
E é claro que existe temas polêmica como a história contada, CHAPÉUZINHO VERMELHO , onde a menina ingênua pará para conversar com o lobo, sem saber que ele é mau e acaba colocande a vida de sua vovózinha em risco. Neste CONTO mostra para as crianças que não devemos falar com estranhos,que não se pode confiar em qualquer um.
Ao explorar os contos de fadas com as crianças, estaremos ajudando a desenvolver o seu intelecto, a tornar claras suas emoçoões estaremos oferecenda meio para reconher suas dificuldades e ao mesmo tempo sugerindo soluções para os problemas que as pertubam.
O descrito acima citado foi sistematizado apartir da leitura: Ensinando a Escrita . O PROCESSUAL E O LÚDICO.


Autora:Lilian Ghiuro Passarelli.

0 comentários:

Postar um comentário