segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
CURRICULO E CULTURA
Na teoria reprodutivista o professor é o transmissor de conteúdos dos alunos e o aluno um ser passivo que deve assimilar os conteúdos transmitidos pelo professor, no objetivo educacional o reprodutivista obedece a sequência lógica dos conteúdos não são muito explicítos são baseados em documentos os conteúdos programáticos, são organizados em disciplinas e quantidade de conhecimentos a metodologia são aulas centradas no professor com exercícios de fixação, expositivas, leituras e cópias na avaliação a valorização dos aspctos cognitivos com ênfase na memorização a avaliação para o professor domina o conteúdo cultural universal transmitido pela escolae enfim a escola privilégio das camadas mais favorecidas.
Sendo assim os teóricos Pierre Bourdieu, Jean Claude Passeron e Paulo Freireestavam preocupados com a superação do estágio do Senso Comum(desorganização do conteúdo) para consciência crítica e quanto a escola é impotante e deve ser de boa qualidade para todas as camadas da população.
A escola crítica é o educador que direciona e conduz o processo ensino- aprendizagem como uma autoridade competente,o educando uma pessoa concreta, objetiva que determina e é determinada pelo social-politico econômico, o objetivo educacional são definidos a partir das necessidades concretas do contexto historico, social no qual se encontra os sujeitos, nos conteúdos programáticos são selecionados a partir das culturas dominantes(ciências, filosofia, artes,politica história), aprovação para a superação, na metodologia distingue claramente os papéis de professor e aluno para fazer articulaçaõ entre eles, utiliza-se todos os meios que possibilitem a apreensão crítica dos conteúdos na avaliaçaõ estará preocupada com a superação do estágio do senso comum para a consciência crítica(sistematização dos contéudos) o aluno que domina solidamente os conteúdos e que portanto percebe-se determinado e capaz de operar conscientemente e assim escola será muito importante e deve ser de boa qualidade para todas as camadas da população.
Referências.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia.20 ed.São Paulo: cortez, 1996.
Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais.1997
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1 comentários:
Ah!! No dia da apresentação não conseguimos ver todo o blog de vocês, mas gostei muito da construção de vocês, vejo que cresceram muito nas nossas aulas e hoje estão bem seguras no uso da informática.
PARABÉNSSS
ótimas férias meninas.
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